História da Câmara

Desde os tempos imperiais já existiam CÂMARAS DE VEREADORES (ou Conselhos) no Brasil. Foram as nossas primeiras instituições públicas eletivas. Elas reconheciam uma vila. Não cabe neste trabalho a exposição histórica sobre essas primitivas edilidades, mas convém registrar que, elevando-se a Vila Coronel Galvão (antigo nome de Rio Verde) à condição de Cidade pela lei nº 707 de 16 de dezembro de 1953, necessário se fez, para sua instalação, que se elegesse A PRIMEIRA CÂMARA DE RIO VERDE e originando-se a cidade de Rio Verde de Mato Grosso. 
 

Em 3 de outubro 1954, tendo sido eleito  para Prefeito Municipal, Estácio Toledo Maciel e foram eleitos os primeiros vereadores: Abílio de Souza Guerra, Silvino Alves de Oliveira, Fernando da Silva, César Galvão e Napoleão Ávila Lima.

A primeira Sessão Ordinária foi Presidida pelo Vereador Abílio de Souza Guerra, na qualidade de Presidente da Câmara,  Secretariou-os Fernando da Silva, e o vice-presidente foi Silvinio Alves de Oliveira. Como no ano de 1954 o regimento permitia somente 5 vereadores, a 1ª Legislatura ficou apenas com Cezar Galvão e Napoleão Ávila Lima de vereadores fora da mesa diretora.

Rio Verde de MT, 14 de Janeiro de 2019

Escrito por Yhgor Chagas Correia

Jornalista

Todos os direitos reservados para: Digitar.info