setlocale(LC_ALL, 'pt_BR', 'pt_BR.utf-8', 'pt_BR.utf-8', 'portuguese'); date_default_timezone_set('America/Cuiaba'); ?>
Desde os tempos imperiais já existiam CÂMARAS DE VEREADORES (ou Conselhos) no Brasil. Foram as nossas primeiras instituições públicas eletivas. Elas reconheciam uma vila. Não cabe neste trabalho a exposição histórica sobre essas primitivas edilidades, mas convém registrar que, elevando-se a Vila Coronel Galvão (antigo nome de Rio Verde) à condição de Cidade pela lei nº 707 de 16 de dezembro de 1953, necessário se fez, para sua instalação, que se elegesse A PRIMEIRA CÂMARA DE RIO VERDE e originando-se a cidade de Rio Verde de Mato Grosso.
Em 3 de outubro 1954, tendo sido eleito para Prefeito Municipal, Estácio Toledo Maciel e foram eleitos os primeiros vereadores: Abílio de Souza Guerra, Silvino Alves de Oliveira, Fernando da Silva, César Galvão e Napoleão Ávila Lima.
A primeira Sessão Ordinária foi Presidida pelo Vereador Abílio de Souza Guerra, na qualidade de Presidente da Câmara, Secretariou-os Fernando da Silva, e o vice-presidente foi Silvinio Alves de Oliveira. Como no ano de 1954 o regimento permitia somente 5 vereadores, a 1ª Legislatura ficou apenas com Cezar Galvão e Napoleão Ávila Lima de vereadores fora da mesa diretora.
Rio Verde de MT, 14 de Janeiro de 2019
Escrito por Yhgor Chagas Correia
Jornalista
Todos os direitos reservados para: Digitar.info