Vereadores prestigiaram o Encontro Regional do Plano Estadual de Economia Criativa do Mato Grosso do Sul nesta terça-feira.

18/10/2023 12:14:00

O Plano MS+Criativo, que visa transformar a economia criativa sul-mato-grossense em realidade, tem promovido encontros em várias regiões para coletar valiosas contribuições.

Desta vez, a comunidade criativa de Rio Verde teve a oportunidade de expressar as potencialidades e desafios da região.

O Presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Carlos da Rocha Pontes, (Carlos Pontes), juntamente com os Vereadores, Amauri Olartechea, Joanes Pimentel Vieira, Zé Pimenta, Nivaldinho Filho e Cleisy Maira Paes De Souza Milleo, participaram do evento que ocorreu nesta terça-feira, dia 17, nas dependências da Loja Maçônica Filhos de Hiran e foi conduzido por Sabrina Del Bianco e Alexandre Andrade, do Coletivo Centopéia. Contou com a presença de autoridades locais, incluindo o Prefeito Sr. Réus Fornari, o Prefeito de Alcinopolis Sr. Dalmy Crisóstomo da Silva e o Prefeito de Pedro Gomes, Willian Fontoura. Representantes do SESC, SEBRAE e diversas áreas, como turismo, cultura, esportes, meio ambiente, artistas, artesãos, designers, publicitários, empreendedores e outros, também estiveram presentes.

A Economia Criativa, que combina cultura, tecnologia e economia com base na criatividade humana, está no foco das ações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A criação da Superintendência de Economia Criativa no primeiro semestre de 2023 é um passo importante para estimular o setor. O estado tem buscado parceiros, como Sebrae, Sesc, Sesi e prefeituras municipais, para entender as particularidades de cada região.

O Prefeito Réus Fornari agradeceu a todos envolvidos na organização do evento e enfatizou a importância dos agentes criativos para fortalecer a identidade regional. Ele destacou que a criatividade e imaginação geram produtos e serviços que representam a identidade sul-mato-grossense, beneficiando indústrias criativas, serviços, comércio e cidadania.

Para garantir que todas as 79 cidades do estado sejam ouvidas, foram realizados oito encontros regionais em diferentes áreas.

Após os encontros regionais, todas as propostas serão debatidas em Campo Grande, no dia 5 de dezembro, durante o Encontro Estadual, onde será formalizado o Plano a ser submetido à Assembleia Legislativa.

O evento também contou com apresentações culturais, discursos de autoridades, palestras com consultores, mesa redonda e oficina de construção do plano regional de economia criativa em grupos.

Além disso, durante todo o evento, houve uma feirinha de produtos artesanais, proporcionando uma oportunidade para os criativos locais mostrarem seu talento.

A iniciativa promoveu a união da comunidade criativa e reforçou a importância da economia criativa no desenvolvimento do estado.

#camaramunicipalderioverdems #trabalhandoporvoce #poderlegislativomunicipal