No Agosto Lilás, vereadores reforçam apoio às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher; vereadora Vanilda Lopes representou Rio Verde como única mulher do Legislativo municipal.
No dia 27 de agosto, a Câmara Municipal de Rio Verde de Mato Grosso marcou presença na mobilização “Por Elas, Proteção”, iniciativa que fortalece a rede de proteção às mulheres em todo o estado.
A ação integra a campanha Agosto Lilás, que em 2025 celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha e reforça a importância de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
Representando o Legislativo rio-verdense, estiveram presentes vereadores da Casa de Leis, com destaque para a participação da vereadora Vanilda Lopes, a única mulher entre os parlamentares do município, reafirmando seu compromisso com a defesa das causas femininas e a valorização das políticas de acolhimento.
O Agosto Lilás deste ano ganhou ainda mais relevância diante dos números alarmantes de violência contra a mulher no Brasil:
O país registrou 1.492 feminicídios em 2024, a maior média da série histórica, representando quatro mulheres assassinadas por dia.
Também em 2024, foram contabilizados 87.545 estupros, número recorde desde o início do monitoramento.
Somente entre janeiro e julho de 2025, o canal Ligue 180 recebeu 86 mil denúncias, sendo 41,4 % por violência física e 27,9 % por violência psicológica.
No primeiro semestre de 2025, houve 523.656 registros oficiais de violência contra a mulher, resultado de maior conscientização, acesso à denúncia e agilidade no atendimento.
Houve também avanço no tempo de resposta às medidas protetivas, que caiu de 16 dias, em anos anteriores, para 4 a 5 dias em média em 2025, com 91% das solicitações sendo concedidas pela Justiça.
Esses números reforçam a necessidade da união entre os poderes públicos, sociedade civil e instituições de proteção para quebrar o ciclo da violência e oferecer mais segurança e dignidade às mulheres brasileiras.
Durante o encontro estadual, o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou novas diretrizes do Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres – Protege, consolidando parcerias entre Estado e municípios.
Entre os principais anúncios, destacam-se:
Plano de Metas Municipal: documento que será adotado pelas prefeituras em consonância com a Lei Federal nº 14.899/2024, com estratégias para fortalecer a rede de proteção local.
Municipalização do CEAMCA: 12 cidades, entre elas Pedro Gomes e Sonora, próximas a Rio Verde, passarão a contar com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência, garantindo acolhimento psicossocial, orientação jurídica e articulação com a rede de proteção.
Parcerias estratégicas: assinatura de termos de cooperação, certificação de líderes comunitários capacitados em prevenção e concessão do Selo Empresa Amiga da Mulher a empresas que valorizam e protegem suas colaboradoras.
Ao participar da mobilização estadual, a Câmara Municipal de Rio Verde reafirma seu compromisso em fortalecer campanhas como o Agosto Lilás, que estimulam a denúncia e conscientizam a sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência de gênero.
A presença dos vereadores rio-verdenses neste evento estadual simboliza a integração entre municípios e Estado, demonstrando que a luta por mais dignidade e respeito às mulheres é uma pauta prioritária também para o Legislativo local.
Todos os direitos reservados para: Digitar.info