Foto:Yhgor Chagas/ Jornalista
28/01/2019 11:10
Vereadores de Rio Verde usam rede social para atender a população.

Os vereadores encontraram na internet uma maneira de se aproximar do cidadão, intensificando o contato direto entre os dois lados. Por meio do Facebook, a  Câmara Municipal de Vereadores de Rio Verde de MT/MS divulga informações diárias se seus representantes, notas oficiais, recebem reivindicações e tratam de temas atuais com seus seguidores.

Se antes as conversas só eram possíveis pessoalmente, em um tom até mais formal e burocrático, agora, com a presença do político e do cidadão no ambiente virtual, ambos podem expressar suas ideias de maneira coletiva e dinâmica. Os eleitores também podem, ainda, conhecer aspectos pessoais das autoridades e mudar a percepção que se tem delas, já que, em alguns casos, a Câmara publica os finais de semana e o recesso parlamentar dos Vereadores, tornando assim exposto a vida pessoal dos mesmos na rede social.

“É uma ótima ferramenta para mediar o contato entre o Vereador e a população”, avalia o presidente da Câmara, Riovaldo Pires (Zico). “No dia a dia, às vezes, não é possível falar com todos. Pela internet você se comunica com muitas pessoas ao mesmo tempo e pode responder questionamentos, receber sugestões e apresentar ideias”, diz.

Uma eleitora da Vereadora Aline Loubet, por exemplo, utilizou a rede social para pedir melhorias urgentes na sinalização de trânsito, a parlamentar de imediato pediu solução à pasta competente para que a mesma fosse solucionada. Mesmo estando em recesso. Outra internauta agradeceu o Vereador Andres Claudio por ter reivindicado a Secretaria de Obras limpeza dos canteiros centrais da Avenida Dom Pedro II.

Esse mecanismo de “gabinete” dentro do ambiente virtual é reforçado pelo Vereador Flavio Brito. Segundo explicação dele a um internauta que lhe fez cobranças relacionadas ao Serviço de Energia Elétrica (ENERGISA), o Facebook “serve para estreitar os relacionamentos, cobranças, críticas e sugestões”.

“Pelo Facebook recebemos agora muitas reivindicações de moradores que nos ajudam a trabalhar. É mais uma promessa que o Presidente Zico cumpre neste biênio que preside. “Criamos um caminho que o Legislativo tem para entrar em contato com a população”, ressalta Zico, que acrescenta: “Ficou mais fácil se comunicar”.

Texto/Fonte: Yhgor Chagas/ Jornalista